Várzea Grande é o município do estado que mais recebeu notificações pelo descumprimento do decreto que estabeleceu o uso obrigatório de máscara em estabelecimentos comerciais. Em uma semana de fiscalização, a cidade teve 88 notificações, conforme informações da Polícia Militar (PM).
De acordo com o decreto, os comércios em que forem encontradas pessoas sem a proteção, sejam clientes ou funcionários, receberão multa no valor de R$ 80. Em todo o estado, foram aplicadas 514 notificações.
No ranking de desrespeito ao uso de máscaras, em segundo lugar, está o município de Nova Marilândia, com 56 notificações. Em seguida estão Rondonópolis, com 44, Feliz Natal, com 38, São José do Rio Claro, com 33, Sorriso, com 31, Santo Afonso, com 29, Cuiabá, com 28, Primavera do Leste, com 24 e Paranatinga, com 20.
Especialistas em saúde pública pontuam que a máscara é importante para a contenção da proliferação do novo coronavírus. Isto porque ela impede que as gotículas de saliva de um portador do vírus sejam expelidas no ambiente. Com isto, outras pessoas também evitam o contato com superfícies possivelmente contaminadas.